Correia Dentada


Sincronização
A manutenção da correia dentada do motor certamente é o item mais polemico na manutenção de um veículo. Sua falha normalmente é fatal para o motor. Se ela vier a arrebentar ou pular dente resultará numa dessincronização entre o movimento das válvulas e dos pistões. Conseqüência um baterá no outro, ocasionando o empeno das válvulas. Moral da história um bom rombo na conta bancária.


A quilometragem para a troca da correia está especificada no manual do veículo. Agora se você anda por regiões de mineração, por exemplo, o ideal é trocar na metade da quilometragem.

Meu conselho é, em condições normais, por questão de segurança e preservando seu bolso, troque a correia uma revisão antes da especificada.

Outro ponto de discórdia é quando trocar os tensores (rolamentos). Na realidade eles não precisão obrigatoriamente ser trocados juntos com a correia. Se não apresentarem folga ou ruídos, nada impede de reutilizá-los. Agora que o bicho pega. Não há como garantir que eles vão durar até a outra troca da correia. Caso eles estraguem antes, você corre o risco da correia se soltar ou pular e ai…


Então para evitar dor de cabeça troque-os juntos. A economia não vale o risco

Correia Dentada & Tensor

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