Óleo

ÓLEO, SE NÃO CUIDAR VAI TRAVAR!
A falta de cuidado com o óleo do motor pode sair caro. Dentro  do motor, o óleo tem vida útil determinada, não trocá-lo, de acordo com as especificações, pode ocasionar o travamento do motor. Óleo velho perde sua viscosidade, conseqüentemente o poder de lubrificação, virando uma verdadeira graxa. Cada motor tem um óleo adequado e uma periodicidade de troca. Estas informações estão especificadas no manual do veículo.
 
 
Agora cuidado. Em muitos manuais, vem uma ressalva que não é muito clara, causando confusão na cabeça dos pobres mortais proprietários. A recomendação é trocar o óleo na metade da quilometragem indicada, ou seja, se no manual se recomenda a cada 15.000 km deve-se trocá-lo a cada 7.500 km, se o veículo for utilizado em “condições severas”, e mais, o intervalo de tempo entre cada troca não deve passar de 6 meses.
 
 
Quando se fala em “condições severas” de uso, muitos acham que seria rodar com o carro por muito tempo, em velocidades elevadas, em uma estrada por exemplo. Não. O que o fabricante está considerando “condições severas” é rodar em baixa velocidade, em trânsito pesado e trajetos curtos. Você conhece alguém que rode nessas condições?
 
 
Então se lembre de trocar o óleo na hora certa, seguindo as especificações do fabricante, nunca misturar óleos de características diferentes e sempre troque o filtro de óleo a cada troca de óleo.  
 
Se cuidar não vai travar.

No comments:

Post a Comment