Defeito&Solução


Curso de pedal longo

Possíveis Causas
Solução
Vazamento de fluido de freio (cilindro-mestre, tubulações, mangueiras, cilindro de roda, freio a disco, pinça)
Vazamento interno: substituir o conjunto hidráulico
Vazamento externo: localizar o vazamento e substituir os componentes com defeito
Ar no circuito hidráulico (sangria) Efetuar a sangria do sistema de freio
Folga excessiva pedal-haste e haste-êmbolo do cilindro-mestre Eliminar as folgas das hastes
Vaporização de fluido de freio Substituir totalmente o fluido de freio
Regulagem do freio a tambor Reparar e lubrificar o mecanismo de regulagem automática
Tambor com diâmetro acima  do recomendado Substituir o tambor de freio
Empenamento do disco
Fazer a retífica do disco, se o mesmo permitir, caso contrário substitua-o
Lonas ou pastilhas não assentadas
Fazer o assentamento das pastilhas e lonas, conforme recomendado pelo fabricante
Flexíveis muito velhos ou de qualidade Inferior Substituir os flexíveis de freio
(Fonte Bosch: www.bosch.com.br)

Freadas bruscas


Possíveis Causas
Solução
Servo-freio com defeito Substituir servo-freio
Lonas ou pastilhas inadequadas Substituir lonas ou  pastilhas
Lonas não assentadas Fazer o assentamento correto das lonas no tambor de freio
(Fonte Bosch: www.bosch.com.br)

Pedal duro

Possíveis Causas
Solução
Articulação do pedal emperrada Desemperrar a articulação do pedal
Servo-freio com vazamento (danificado) Substituir servo-freio
Obstrução na fonte de vácuo Desobstruir os canais, substituindo os componentes danificados
Obstrução de entrada de ar no servo (filtros)
Cilindro-mestre emperrado Substituir o conjunto hidráulico
Cilindro de roda / freio a disco emperrado  (pinça)
Mangueiras ou tubulações obstruídas Substituir ou desobstruir mangueiras ou tubulações
Lonas ou pastilhas vidradas ou de baixa qualidade Substituir pastilhas ou lonas
(Fonte Bosch: www.bosch.com.br)

Ruídos

Possíveis Causas
Solução
Desgaste total das lonas ou pastilhas Substituir pastilhas ou lonas
Pastilhas e lonas com material duro
Molas de retorno das sapatas fracas Substituir o reparo de molas do freio a tambor
Molas de retenção das pastilhas fracas Substituir as molas de retenção das pastilhas
Pinos guias do freio a disco (tipo deslizantes) com folga excessiva Substituir os pinos guias ou buchas
Filtro do servo-freio danificado Substituir o filtro
(Fonte Bosch:www.bosch.com.br)

Trepidação do pedal

Possíveis Causas
Solução
Pista de frenagem do disco e/ou tambor irregular (acabamento, empenamento, ovalização, etc.)
Retificar os tambores e discos, se os mesmos permitirem, caso contrário substitua-os
Descentralização do freio ou tambor Verificar a montagem correta das molas ou substituir as mesmas
Condições das superfícies de atrito da pastilha ou da lona
(Fonte Bosch: www.bosch.com.br)

Veículo com roda presa

Possíveis Causas
Solução
Furo de compensação obstruído Desobstruir o furo de compensação e verificar os  componentes do cilindro mestre e o fluido de freio
Molas de retorno das sapatas fracas Substituir reparos de molas
Sobre-regulagem do freio Regular corretamente os freios
Sobre-regulagem do freio de estacionamento
Emperramento das guias do freio a disco
Desemperrar e lubrificar os pinos guias do freio a disco com graxa recomendada pelo fabricante
Ajuste da haste de pedal
•Regular a haste de entrada do servo-freio
• Ajustar o parafuso de regulagem entre o servo-freio e o cilindro mestre
Tambor ovalizado
Retificar os tambores de freio, se os mesmos permitirem, caso contrário substitua-os
Obstrução no flexível  Desobstruir flexíveis e tubulações ou substituir os componentes com defeito
Cilindro de roda dianteiro (pinça) com defeito
Substituir reparo do cilindro de roda dianteiro (pinça), se o mesmo permitir, caso contrário substitua-o
(Fonte Bosch: www.bosch.com.br)

Veículo não pára

Possíveis Causas
Solução
Lonas ou pastilhas inadequadas Substituir pastilhas ou lonas de freio
Graxa ou óleo nas lonas ou pastilhas
Freadas contínuas seguidas (alta temperatura)
Lonas molhadas com fluido de freio
Lonas ou pastilhas vidradas
Folga excessiva lona / tambor
Vazamento interno ou externo de fluido de freio (cilindro  mestre, tubulação, cilindro de roda / freio a disco)
Vazamento interno: substituir o conjunto hidráulico
Vazamento externo: localize o vazamento e substitua os componentes com defeito
Obstrução nas mangueiras ou tubulações Desobstruir os canais (mangueiras ou tubulações), substituindo os componentes com defeito
Veículo com sobrecarga Carregar o veículo até o máximo permitido pelo fabricante
Lonas ou pastilhas não assentadas Fazer o assentamento correto das lonas ou pastilhas de freio
Emperramento dos êmbolos do equipamento hidráulico Substituir o reparo interno quando a carcaça não apresentar corrosão interna, ou substituir o conjunto hidráulico
(Fonte Bosch: www.bosch.com.br)

Veículo puxa para o lado

Possíveis Causas
Solução
Regulagem desigual dos freios a tambor
Verificar regulador automático e lubrificá-lo ou fazer a regulagem do freio a tambor corretamente
Graxa ou óleo nas lonas ou pastilhas Substituir lonas ou pastilhas contaminadas
Lonas ou pastilhas com coeficientes de atrito diferentes
Molas de freios com cargas desiguais Substituir reparos de molas do freio a tambor
Condições de pistas de frenagem dos  tambores ou discos desiguais no mesmo eixo
Retificar ou substituir discos ou tambores
Obstrução de fluido de freio Desobstruir ou substituir flexíveis ou tubulações danificadas
Emperramento dos cilindros de roda ou freio a disco emperrado
Substituir reparo do cilindro de roda dianteiro (pinça) e cilindro de roda traseiro, se os mesmos permitirem, caso contrário, substituir o conjunto hidráulico danificado
Calibragem ou condições dos pneus desiguais
Calibrar os pneus conforme especificações do fabricante ou substituí-los
Suspensão danificada
Fazer um check-up na suspensão e substituir as peças com defeito
(Fonte Bosch: www.bosch.com.br)

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